Rua Comandante Salgado, 30

Castelo - Batatais/SP

(16) 3660-2700

(16) 99371-0753

contato@domusclaret.com.br

Idosos contam com atendimento em Saúde Estética

Os idosos da Domus Claret contam com um novo atendimento: cuidados paliativos em Saúde Estética. Para isso, as alunas do curso de Estética e Cosmética, do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, iniciaram o estágio supervisionado na área. 

Seguindo todos os protocolos sanitários, uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, no período da tarde, com a supervisão do  Prof. Esp. Paulo Andrade, coordenador do  curso de Estética e Cosmética do Claretiano, elas vão à Clínica realizar o atendimento, que é individual e de acordo com cada necessidade da época ou do idoso. Agora, no outono, por exemplo, as estagiárias têm usado cremes hidratantes para massagear a pele dos idosos.

O principal objetivo é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento, isso porque, os cuidados paliativos podem também se estender aos familiares que acompanham o paciente.  

“É preciso desmistificar a ideia que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Os cuidados paliativos podem ser executados por qualquer profissional da área da saúde”, explica o coordenador do curso de Estética e Cosmética, o Prof. Esp. Paulo Andrade.

Ainda segundo o coordenador do curso, faz parte das atividades profissionais do Esteticista, segundo o Ministério do Trabalho e MEC, os cuidados dermatológicos, pós-operatórios, a imagem pessoal e a autoestima. “Iniciamos os atendimentos observando as necessidades da pele dos idosos, pois apresentam fragilidade e desidratação de pele, fato que provoca feridas e lesões com facilidade, além de incomodar visualmente. Também o contato dos alunos com esta realidade incomum para maior parte dos profissionais de estética no mercado, ajuda os alunos a aprender como estar em atuação multidisciplinar em contato com outros profissionais de saúde, desenvolver uma visão humanista e cidadã, cumprindo a Missão Claretiana de educar para a vida", conta o Prof. Paulo.

O curso

No curso de Estética e Cosmética do Claretiano, os cuidados com o outro ocorrem em voluntariado desde o primeiro semestre e se estendem até os estágios supervisionados.

O curso tem a duração de três anos e durante o período o acadêmico aprende conteúdos importantes nas áreas de anatomia, dermatologia, cosmetologia e medicina estética, que são fundamentais para o bom desempenho profissional. Aliado a esse conhecimento teórico oferecido pelo Claretiano, nas atividades proporcionadas pelo curso, o aluno ainda desenvolve habilidades para a realização de tratamentos de estética corporal, facial e capilar, para a manipulação de produtos cosméticos com fins terapêuticos, bem como para a utilização de equipamentos dermatológicos voltados para a estética.

Atividades como limpeza de pele profunda, hidratação, revitalização, peeling, maquiagem profissional, depilação e epilação, massagens estéticas e drenagem linfática e terapias alternativas fazem parte da qualificação oferecida pelo Claretiano.

Fotos: Divulgação / Clínica Domus Claret