Rua Comandante Salgado, 30

Castelo - Batatais/SP

(16) 3660-2700

(16) 99371-0753

contato@domusclaret.com.br

Integração entre idosos e crianças marcam festa da Clínica Domus Claret

Para comemorar o Dia das Crianças de forma especial a Clínica Domus Claret realizou no último dia 7 uma festa inédita envolvendo as crianças da Creche Samaritanos, filhos dos colaboradores da Clínica Domus Claret e do Seminário, além da presença dos pacientes idosos da Clínica e padres do Seminário. A atividade que aconteceu no Seminário Claretiano foi uma festa para todas as faixas etárias. O médico ortopedista aposentado, José Cirilo de Paula, que é atendido há um ano na Domus achou muito bom o encontro. “Foi uma tarde muito interessante, pois não é comum essa interação. Percebi que tudo foi preparado com muito carinho para proporcionar momentos de descontração e alegria para todos”, conta. 

Com uma tarde ensolarada, as crianças puderam brincar de cama elástica, carrinho de rolimã, participaram de pintura facial, andaram com perna de pau, entre outras brincadeiras que a imaginação mandasse, tudo no jardim do Seminário. Paralelamente puderam saborear bolos de vários sabores, refrigerantes e sucos. Ana Lúcia e Eliane Caminiti, psicóloga e coordenadora pedagógica da Creche, respectivamente, comentaram que o principal objetivo da festa foi de proporcionar uma interação entre crianças e idoso. “Momentos como este são importantes para que as crianças possam ter consciência de todas as fases da vida”, contaram.

A psicóloga da Clínica, Camila Fantacini, comentou que “com a realização da festa buscamos como principal objetivo celebrar o dia das crianças e, ao mesmo tempo, interagir e beneficiar o convívio entre idosos e as crianças, estimulando essa relação saudável e a troca de experiências entre eles”. E foi exatamente essa impressão que o Pe. João Batista Sampaio teve. Morador do Seminário ele nunca tinha vivenciado uma integração tão animada. “Foi uma tarde muito agradável e muito feliz. Essa iniciativa deveria ter acontecido há mais tempo, espero que tenha outras com o passar dos anos, pois o ambiente do Seminário ficou encantador com tanta criança”, disse o padre.

A filha de Vera Helena Miguel dos Santos Oliveira que é atendida pela Domus há dois anos, Fabiana Santos Oliveira Pupin, também participou da Festa. E, segundo Fabiana, essa atividade foi uma iniciativa muito boa, pois os idosos precisam de momentos de descontração e de interação. “Tudo foi muito bem planejado. O ambiente estava muito acolhedor e lúdico”, disse. 

De acordo com a psicóloga da Clínica a relação entre crianças e idosos pode ser bastante proveitosa para ambos os lados. “Por esse motivo tentamos preservar isso na Clínica e Seminário. Aliar essa energia das crianças que brincam, pulam, sonham e são alegres à vida de idosos que já apresentam as suas limitações e enfermidades, possibilita lembrá-los que ainda estão vivos e podem sentir felicidade. Ao mesmo tempo em que, podem as crianças também aprender muito com as histórias de vida dos idosos, suas experiências e habilidades, além de oportunizar a conhecer as limitações que o tempo impõe às pessoas”, explica.

Atualmente a Clínica Domus Claret atende aproximadamente 30 pacientes com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, e fonoaudióloga. Todos os profissionais são empenhados em cuidar bem, prevenir doenças e promover a reabilitação dos hóspedes. “Com esse trabalho oportunizamos atendimentos individuais, atendimentos grupais como as oficinas terapêuticas, socialização e interação social, atendendo a cada particularidade física ou psíquica de cada paciente adulto ou idoso”, finaliza Camila.