Rua Comandante Salgado, 30

Castelo - Batatais/SP

(16) 3660-2700

(16) 99371-0753

contato@domusclaret.com.br

O que é cuidar?

Vamos começar 2020 falando sobre cuidados...

E ai, você já parou para pensar no que é realmente cuidar? O significado da palavra é muito amplo, por isso, vamos restringir aos cuidados na terceira idade. Para falar sobre o tema, Jean Pierre, coordenador da Clínica Domus Claret, deu uma breve explicação. Vamos conferir?

Blog da Domus -  Como podemos caracterizar o cuidar dos idosos?

Jean Pierre Crispim Boncompani – Aqui na Domus, nós pensamos no cuidar de uma forma holística e humana, ter um olhar para o idoso além das consequências física e psíquica, ou seja, não “rotular” essa pessoa como doente, fazer que cuidado diário seja além das necessidades da enfermidade. É de extrema importância trazer e estimular o convívio com familiares, amigos e sociedade, preservando o protagonismo da pessoa idosa, sendo assim, falar de cuidar é bem amplo e requer habilidade em identificar a necessidade da pessoa a ser cuidada.

Blog da Domus -  Qual a importância desse cuidado?

Jean  – A promoção da qualidade de vida, independente do grau de necessidade da pessoa, preservando a essência, respeito e dignidade.

Blog da Domus -  Como é o cuidar na Domus?

Jean  - Sendo uma atitude interativa que inclui o envolvimento e o relacionamento entre as partes, compreendendo o acolhimento, respeito e história de vida dessa pessoa. Os cuidados são prestados por todos os profissionais da instituição, através do trabalho sinérgico e horizontal, respeitando o fator humana para com o idoso. O cuidado oferecido pela Clínica Domus Claret começa desde um quarto limpo e arrumado pelas “meninas” da limpeza até a avaliação, medica, sendo assim, precisa haver um grande entrosamento dentro da equipe para proporcionar carinho, conforto e respeito aos idosos e seus familiares que confiam em nosso trabalho.

Blog da Domus -   De quais cuidados os idosos necessitam?

Jean - Banho de sol, incentivar a ingesta de agua, fazer do banho um momento prazeroso e não doloroso, incentivar a caminhada, promover a prevenção de quedas, hidratação da pele, alimentação saudável e assistida. Iintegra-lo ao contexto social, participação de reuniões familiares, evitar o isolamento do idoso, ouvi-lo, não o comparar com uma criança, respeitar sua história de vida, prevenção de abusos (agressão física e verbal ), respeitar as rotinas da pessoa idosa.

Blog da Domus -  No dia a dia, em casa, com a correria da rotina, como oferecer cuidados aos idosos?

Jean - Ambiente agradável, arejado, limpo e claro; incentivá-los quanto suas higienes; evitar isolamento em quartos e residências; participar da vida diária; incentivar reuniões em famílias com a presença dos netos; estimular o contato com os animais; ter critérios na escolha do CUIDADOR; ficar atento quanto a orientação e esquecimentos; evitar degraus e tapetes em lugares de acesso desse idoso;  observar sinais de angustias, medo e agitações; atenção com golpes por telefones relacionados a empréstimos e outros.

 

Quer ler sobre algum assunto específico da terceira idade? Então fale com a gente, dê a sua sugestão: comunicacao1@claretiano.edu.br

 

 

 

Jean Pierre Crispim Boncompani e Sr. Mauro Boldrin